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Efeitos de um “Só Depois”

 

José casou com Maria e juntos tiveram um filho…
Não, essa é outra história.
Na nossa história, José casou com Teresa, que também é Maria, também é Cristina e é muitas outras mulheres.
A mulher-esposa, a mulher-parceira-de-vida, a mulher-mãe de dois filhos e avó de dois netos.
A Teresa psicanalista, autora de livros, amante da arte e da psicanálise.
Companheira de história e de psicanálise, a vida de Teresa se infunde, se derrama e se mistura à vida de José Nazar.
Em toda a trajetória de José, há algo de Teresa, assim como em sua própria trajetória há algo de José.

 

Produtora do filme “Só Depois”, Teresa é ainda uma de suas roteiristas. Nessa live ela conta um pouco da sua trajetória de vida com José Nazar e como foi produzir e roteirizar o documentário Só Depois.

E quanto a essa convocação que você se fez, de escrever um roteiro no qual você, embora sempre testemunha de uma história, não falava em nome próprio. Tem sempre algo da angústia que se coloca com o ‘não-dizer’ tudo como efeito de uma escrita.

 

Se há alguma coisa que possa nos introduzir a dimensão da escrita como tal, é nos apercebermos de que o significado não tem nada a ver com os ouvidos, mas somente com a leitura, com a leitura do que se ouve de significante. O significado não é aquilo que se ouve. O que se ouve é significante. O significado é efeito do significante.

Escritos |Lacan



Conversa de Analista | 2 de novembro de 2020

Com Teresa Nazar

Médica. Psicanalista. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Autora dos livros O Sujeito e Seu texto e Você tem fome de quê?


Referências

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