EAD com crianças: missão impossível?
Cinco da tarde, pego um café, sento na varanda
O dia desce rapidamente, daqui a pouco estará escuro.
Fico ali para ouvir o farfalhar das crianças saindo da escola, que fica na esquina, do outro lado da rua.
Silêncio… elas não estão lá…
Daqui a pouco, adeus dia,
Adeus céu azul.
No ar apenas o silêncio
e a falta que o ruído delas me faz.Helena de Castro Affonso
A busca pelo ideal na educação de uma criança sempre traz consigo algo de uma frustação. Quando esse ideal é bruscamente interrompido pelo Real da pandemia e o ensino a distância é a única opção a ser adotada em ritmo de urgência, a frustração com o ideal inalcançável precisou ser deixada de lado para dar lugar à angústia, que deixou pais, alunos e professores inseguros.
O desafio do ensino a distância em tempos de pandemia
Para uns, o ensino a distância seria uma maneira de manter a rotina, ativar o cérebro e assegurar que as crianças ficassem ocupadas e conectadas à escola. Para outros, a questão era equilibrar obrigações e lazer. Para esses, a chave estaria em equilibrar horários, respeitando um tempo adequado para alimentação, sono, atividade física, atividades escolares, brincadeiras… cada qual com seu espaço.
Para todos, um grande desafio no qual é preciso insistir e não desistir.
Conversa de Analista | 8 de junho de 2020
Com Lícia Carvalho Marques
Psicanalista. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise-RJ. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio). Psicóloga do TJRJ.
Referência
- Análise terminável e interminável | Freud (1937)
- Educar em Revista | Dossiê Contribuições da Psicanálise à Educação a partir dos conceitos de transferência e discurso (http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49816) | Rosa Maria Marini Mariotto
- Obras Completas | Sobre a psicologia escolar | Freud (1914)