O discurso da estupidez se enuncia por meio da vociferação
“A principal virtude da democracia é também seu calcanhar de Aquiles”, disse Agostinho Ramalho na live do Conversa de Analista, Autoritarismo: a paixão da ignorância, que em 10 de maio de 2021 inaugurou a nova fase do desse projeto de difusão da psicanálise.
“Por ser um regime de liberdade e acesso à informação, a democracia acaba por permitir que em suas entranhas se infiltrem pensamentos e propostas autoritárias”.
Agostinho Ramalho
O professor e psicanalista Agostinho destaca ainda o empobrecimento da linguagem que se espraia entre os adeptos das ideias fascistas como o combustível a alimentar as mentes e o ambiente para a paixão da ignorância — opção deliberada pelo não querer saber —, fazendo com que a certeza possa ocupar o lugar da verdade.
A ignorância é o caldeirão onde são fervidas as massas, já ensinava Freud em seu texto “A Psicologia das Massas e Análise do Eu”. Cada membro da massa renuncia à própria identidade e se identifica com o líder. O sujeito deixa de pensar por si para poder passar a pertencer a algo — uma marca, uma verdade inventada — sentindo-se “alguém”.
O bolsonarismo e o trumpismo são exemplos de massas que se formaram em torno de certezas que ocupam o lugar da verdade. “E esses grupos não se extinguem nem após a derrota eleitoral”, destaca Agostinho, lembrando as lutas travadas contra Ku Klux Klan. “Apesar de muito combatida, ela retorna com força a cada geração”.
Outro tema importante abordado nessa live foi o empobrecimento da linguagem e a vigência do discurso da estupidez, conceituado no livro de mesmo nome pelo psicanalista Mauro Mendes Dias.
Para Agostinho Ramalho, “subordinado aos ditames do supereu, o discurso da estupidez se enuncia por meio da vociferação”.
Conversa de Analista | 10 de maio de 2021
Com Agostinho Ramalho Marques Neto
Psicanalista. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise do Rio de Janeiro. Professor universitário nas áreas da Filosofia do Direito e Filosofia Política. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise da UFPR (Paraná).
Menções
-
- O mal-estar na civilização | Freud (1930)
- Democracia e o Discurso da Estupidez | Mauro Mendes Dias
- Observatório da Mentalidade Inquisitória | https://youtu.be/ArwKkDf0buw | Debate entre Mauro Mendes Dias, Wladimir Safatle e Agostinho Ramalho
- Psicologia das Massas e Análise do Eu | Freud (1920)
- 1984 | George Orwell
- O Ovo da Serpente | Ingmar Bergman: https://www.youtube.com/watch?v=M0WqyFnNsiE
a paixão da ignorância